1ºDia de aulas na Escola Prática de Polícia
A nova escola temporária, uma nova etapa!
Estávamos na última semana de aulas do 2º período quando o professor nos pediu as cadernetas para enviar uma informação para os pais. Ficámos curiosos!
O professor contou-nos que a escola ia entrar em obras no início do 3º período, porque estava a precisar de obras. Não ficámos preocupados, pelo contrário, ficámos entusiasmados. Mas que instalações temporárias fizeram?
Não fizeram instalações nenhumas; simplesmente escolheram com instalações temporárias a Escola Prática de Polícia aqui em Torres Novas.
No dia 10 de abril, após a interrupção de Páscoa, regressámos à escola e viemos conhecer as novas instalações. Foi uma grande agitação! A nossa nova escola recebeu professores, alunos, pais/encarregados de educação, assistentes operacionais, membros da direção do nosso agrupamento, polícias e até alguns jornalistas. Foi um grande acontecimento!
Como tivemos que mudar de instalações também tivemos que mudar algumas regras para a escola poder funcionar da melhor maneira possível. É importante manter a escola limpa e não estragar nada.
O que mais nos surpreendeu com esta mudança foi: o tamanho das salas, o pátio limpo e sem pó e a cantina, que é “self-service” para os alunos do 3º e 4º anos.
Resumindo, tivemos um dia maravilhoso e inesquecível.
Na Escola de Polícia
O mais provável era estarmos a escrever este texto na EB1 Visconde de São Gião. Mas não. Na verdade, nós estamos a escrevê-lo na Escola Prática de Polícia de Torres Novas porque a nossa escola está em obras.
O primeiro dia de aulas começou com muita algazarra. Os pais dos alunos estavam todos à espera que fossem chamados para visitarem a sala onde os seus filhos iam trabalhar e estudar.
Depois dos pais se irem embora, a nossa professora explicou-nos algumas regras que deveremos cumprir. Não podemos sair do espaço limitado do recreio, deitar lixo para o chão, correr nos corredores e nas escadas nem fazer muito barulho.
Quando tocou para o intervalo, fomos ver o pátio do recreio. Não tinha terra nem pó como na nossa escola. Era só alcatrão e isso agradou-nos. Mas achámos que o espaço era pequeno para tantas crianças e deveria haver uma casa de banho na rua. Era uma pena não haver baloiços ou outros divertimentos. Ao menos se houvesse uns banquinhos para nos sentarmos… Mas já era bom haver tantos professores e auxiliares por todo o lado a evitar que nos metêssemos em sarilhos.
À hora do almoço, os alunos que comem na escola adoraram a nova cantina. Viram como era espaçosa e acharam a comida mais saborosa. Foram eles próprios que se serviram, fazendo uma fila e levando um tabuleiro onde iam colocando os talheres, os pratos de comida, o pão, a água e a fruta.
O resto do dia passou-se muito bem. A nossa sala de aula era bonita, ampla, com estantes de madeira e um armário novo. Gostámos imenso da sala porque era diferente, tinha mais condições para estarmos confortáveis e deixava-nos ver a natureza pelas janelas. O quadro tinha marcadores, não se podendo escrever nele com giz. Assim, não havia pó na sala e estava tudo mais asseado.
De momento, estamos satisfeitos! Já andamos no quarto ano e se tudo correr bem, se não chumbarmos, já não voltamos à antiga escola. Temos pena, mas as despedidas já foram feitas…
Os alunos da turma M
Sem comentários:
Enviar um comentário